top of page

Saiba como aumentar o desempenho das prensas hidráulicas

  • Foto do escritor: Bemax
    Bemax
  • 21 de out. de 2017
  • 2 min de leitura


A combinação das tecnologias eletrônica e hidráulica tem sido cada dia mais

utilizada nos ambientes industriais por proporcionar o aumento da eficiência de máquinas e processos.Fundamentais na indústria, as unidades hidráulicas de potência podem ter melhor desempenho com a adoção de um inversor de frequência eletrônico. Quando esse recurso é aplicado às prensas, o ganho é ainda mais expressivo.

SOLUÇÃO IDEAL

Em muitos processos industriais envolvendo unidades hidráulicas, um motor elétrico trabalhando sem controle – e portanto sempre na velocidade nominal de rotação – estará provavelmente desperdiçando energia. Todavia, é possível otimizar a velocidade do motor para que apenas a pressão e a vazão necessárias em cada momento sejam produzidas. Reduzir a velocidade do motor durante os períodos em que o equipamento demanda baixa vazão ou nas etapas do ciclo que requerem pressão mais baixa é uma ótima forma de economizar energia.

É possível alcançar uma redução de custo praticamente instantânea usando a tecnologia de controle de velocidade variável. Os inversores de frequência eletrônicos permitem controlar automaticamente a velocidade da bomba, de forma a acompanhar as mudanças de demanda da máquina, e por isso são considerados o complemento perfeito para sistemas hidráulicos de acionamento.

RESULTADOS PRÁTICOS

Um exemplo prático de economia de energia foi comprovado em testes realizados no sistema hidráulico de uma prensa. O estudo comprovou claramente que é possível obter economia substancial no consumo de energia usando um inversor de frequência para reduzir a velocidade do motor durante as etapas do ciclo da máquina que requerem baixa vazão. Os principais resultados deste teste mostraram-se altamente desejáveis para qualquer ambiente industrial: • O equipamento empregou potência média de apenas 34 HP (25 kW) durante todo o ciclo operacional, em contraposição à potência média de 50 HP (38 kW) da mesma bomba sem controle eletrônico (economia de 47%) • A maior eficiência alcançada levou à menor geração de calor no sistema hidráulico • Houve redução do nível de ruído no ambiente de produção

TECNOLOGIA COMBINADA

Como líder global em tecnologias de controle do movimento, a Parker oferece ampla expertise tanto no campo dos dispositivos hidráulicos quanto no dos inversores de frequência eletrônicos. A linha disponibiliza bombas e unidades hidráulicas de diversos tamanhos e modelos, bem como inversores com faixa de potência variando de 0,37 até 1.000 kW, cobrindo praticamente qualquer tipo de aplicação.

Para ganhar tempo e poupar recursos, os inversores Parker acompanham software com funções pré-configuradas e atendem aplicações envolvendo controle de pressão, vazão, torque e velocidade.



 
 
 

Comentários


bottom of page