top of page

Inversores reduzem perdas nas transmissões de energia

  • Foto do escritor: Bemax
    Bemax
  • 16 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Segundo dados da Agência Internacional de Energia Elétrica (AIE), o Brasil é o 10º País


que mais consome energia elétrica no mundo.

Pensando no desenvolvimento desse setor, a Parker Hannifin oferece ao mercado a tecnologia Grid Tie, originada pela associação de um inversor de frequência a um banco de baterias. A solução é um sistema mantenedor de energia capaz de transformar a corrente contínua em corrente alternada, permitindo maior estabilidade no momento da transmissão.

Hoje, a base para a maior parte dos sistemas Grid Tie Parker são os inversores modulares da Série 890, que podem ser combinados com outros componentes e soluções formando um sistema ainda mais relevante para a aplicação.

Mais econômica

Em uma usina fotovoltaica, as placas captam a energia solar em corrente contínua e o Grid Tie é o responsável por transformá-la em corrente alternada antes da conexão à rede elétrica da distribuidora de energia.

Esta solução é recomendada para sistemas que geram uma média de 4 a 10 megawatts. Caso o usuário tenha uma alta demanda por energia elétrica, a reserva contida na bateria será mais eficaz que um sistema convencional, reduzindo o consumo e contribuindo para a sustentabilidade.

O modelo não se restringe à energia solar. Recentemente a tecnologia Parker foi aplicada em um projeto no Chile com geração por meio de turbinas a gás. A Parker recebeu uma carta de agradecimento da concessionária de energia local, pois o sistema implantado no projeto proporcionou redução significativa no consumo de energia da planta. O Grid Tie também pode ser aplicado em turbinas eólicas.

Eletricidade sustentável

A solução da Parker está alinhada com as mais avançadas tendências na área de geração de energia elétrica em todo o mundo. No Brasil, atualmente se desenvolve o conceito smart grid, que visa ao consumo racional da energia por meio de redes de distribuição inteligentes que integram sistemas completos de comunicação, monitoramento e estrutura automatizada. Desta forma, o consumo de energia só existe quando necessário e não durante todo o tempo.

Os sistemas Grid Tie Parker deverão ficar cada vez mais conhecidos no mercado nacional. Com o aumento dos parques solares brasileiros, esta será mais uma solução relevante da Parker para indústrias e concessionárias de energia.

O que é um sistema Grid Tie?

Em termos básicos, o conceito "Grid Tie" é uma interligação com a rede elétrica utilizada para fornecer energia ao invés de consumi-la. Porém, esta conexão só é bem sucedida quando a frequência da fonte geradora se equipara com a frequência da rede elétrica.

O que o Grid Tie faz?

O Sistema de Inversores Grid Tie converte a energia gerada ou armazenada em uma forma compatível à da rede de distribuição de energia elétrica. A solução pode ser utilizada em uma ampla variedade de aplicações, como em turbinas eólicas, parques fotovoltaicos, no armazenamento de energia e na geração maremotriz, que utiliza o movimento das águas para produzir energia elétrica.

 
 
 

Comentários


bottom of page